Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise espacial das ocorrências de natimortalidade (nascidos mortos) e mortalidade infantil (até um ano de idade) com o suporte das técnicas de geoprocessamento: um estudo da cidade de Rio Claro (SP)

Processo: 06/52862-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Sergio dos Anjos Ferreira Pinto
Beneficiário:Maria Aparecida Vedovato
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Mortalidade infantil   Desigualdade social   Geoprocessamento   Sistema de informação geográfica (SIG)   Rio Claro (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desigualdade Social | Geoprocessamento | Mortalidade Infantil | Saude Publica

Resumo

As desigualdades sociais que sempre existiram nas sociedades humanas, principalmente nos países em desenvolvimento, foram agravadas após a globalização. A Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 50, formou um comitê para avaliar o nível de vida populacional, concluindo ser a saúde um dos componentes a ser considerado e a mortalidade infantil um dos mais sensíveis indicadores deste componente. A Geografia enfocada nas questões sociais e ambientais passou a auxiliar outras ciências na promoção de melhores condições de vida para a raça humana, como por exemplo, as Ciências Médicas. Esta proposta de trabalho refere-se a projeto de pesquisa ao nível de graduação em Geografia, abordando o tema sobre natimortalidade (nascidos mortos) e mortalidade infantil até um ano de idade. Este projeto tem como objetivo identificar e especializar os casos de natimortalidade e óbitos infantis, avaliando as influências socioeconômicas e ambientais nestes casos, com o suporte das técnicas de geoprocessamento, no período de janeiro a dezembro de 2004, na cidade de Rio Claro (SP). A utilização de um SIG contribuirá para uma maior precisão na análise dos resultados. A investigação proporcionará esclarecimentos das possíveis causas de natimortalidade, avaliando fatores que contribuam para a mortalidade infantil de crianças com até um ano de idade. Este estudo poderá ser utilizado pelos profissionais da saúde para gerenciamento e avaliação de grupos e áreas de risco. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)