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Da alteridade à cidadania: "os sentidos" para a educação ambiental

Processo: 08/11095-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Teoria Antropológica
Pesquisador responsável:Neusa Maria Mendes de Gusmão
Beneficiário:Senilde Alcântara Guanaes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Educação ambiental   Cultura (sociologia)   Educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia | Cidadania | cultura | Educação | Educação Ambiental | Antropologia

Resumo

Compreender a educação ambiental como um movimento amplo e envolvente, sustentado em uma profunda concepção de alteridade e coletividade voltadas à cidadania, é uma tentativa de contribuir com a discussão que vem se consolidando há algum tempo no contexto do sócio-ambientalismo e que campos de conhecimento como a ciência política, a sociologia, a antropologia e a educação têm atuado com a profundidade e a transversalidade exigidas pelo tema. Nesse sentido, o atual estudo propõe um diálogo entre a antropologia e a educação, lugares por excelência da alteridade em sua concepção e prática, sobretudo quando se trata de entender os enigmas desse complexo sistema de códigos, símbolos, linguagem e vida chamado cultura. Através da União dos Moradores da Juréia (UMJ) - movimento coletivo em torno de direitos ambientais fundado em 1990 no Estado de São Paulo -, o objetivo é propor uma reflexão sobre como os projetos políticos e as ações coletivas podem se dar a partir de um novo e amplo sentido de cidadania. Acredita-se que é exatamente nessa relação entre cultura e política que se encontra a passagem entre a "alteridade", enquanto reconhecimento da existência social em relação ao outro, e a cidadania, enquanto "envolvimento" social e sentido de pertencimento ao mundo; um sentido fundamentado na especificidade e experiência vividas e não no universo das idéias e representações ideais. (AU)

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