Busca avançada
Ano de início
Entree

Estresse e qualidade de vida em profissionais de saúde mental

Processo: 05/04662-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Carmen Lúcia Cardoso
Beneficiário:Ana Flávia de Oliveira Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Enfrentamento   Estresse psicológico   Estresse profissional   Psicologia da saúde   Saúde mental   Qualidade de vida no trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfrentamento | Estresse | Qualidade De Vida | Saude Mental | Psicologia da Saúde

Resumo

Os profissionais de saúde mental, por realizarem o seu trabalho em um ambiente com elevada demanda emocional, encontram-se vulneráveis à tensão psicológica e à exaustão emocional. O objetivo geral do presente estudo é avaliar manifestações de estresse, enfrentamento e qualidade de vida de profissionais de saúde mental contratados por serviços de atenção secundária da cidade de Ribeirão Preto. Os participantes serão profissionais contratados, a pelo menos um ano, por serviços de atenção secundária, a saber: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ambulatorial, CAPS semi-internação e Núcleo de Saúde Mental. Os instrumentos a serem utilizados são: Questionário Complementar; Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp, Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus e Escala de Qualidade de Vida versão abreviada (WHOQoL-bref). A aplicação será individual, em sala com condições de privacidade, no próprio serviço. Os questionários são auto-aplicáveis e serão respondidos na presença da pesquisadora, que estará disponível para eventuais esclarecimentos. Os resultados das escalas serão cotados de acordo com as proposições técnicas e, em seguida, proceder-se-á ao tratamento estatístico dos dados comparando-se variáveis e grupos de profissionais por serviços. Para a definição do tratamento estatístico, será aplicado, inicialmente, o teste Kolmogorov-Smirnov, visando verificar a normalidade ou não dos dados para posterior aplicação de estatística paramétrica ou não-paramétrica. Será adotado como critério valor de p menor ou igual a 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA SANTOS; CARMEN LÚCIA CARDOSO. Profissionais de saúde mental: estresse, enfrentamento e qualidade de vida. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 543-548, . (05/04662-1)
ANA FLÁVIA DE OLIVEIRA SANTOS; CARMEN LÚCIA CARDOSO. Profissionais de saúde mental: manifestação de stress e burnout. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 1, p. 67-74, . (05/04662-1)