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ENEM: finalidades e propósitos em cursos pré-vestibulares objetivando o aumento do desempenho dos estudantes.

Processo: 08/11240-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Debora Cristina Jeffrey
Beneficiário:Ana Lara Casagrande
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Curso pré-vestibular   Avaliação da educação   Ensino médio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Educacional | Curso Pré-Vestibular | Ensino Médio | Avaliação Educacional

Resumo

ResumoEm 1998, foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), aplicado anualmente em alunos concluintes e egressos desse nível de ensino com a finalidade de aferir o desenvolvimento de competências e habilidades. O trabalho intitulado ENEM: finalidades e propósitos em cursos pré-vestibulares objetiva analisar as questões que envolvem o interesse do público do ENEM e as expectativas dos professores que preparam os alunos para o mesmo, uma vez que se torna relevante investigar os objetivos descritos nos documentos oficiais do Exame e o real motivo que tem atraído um maior número de participantes do ENEM. As questões que norteiam o estudo são as seguintes: os objetivos iniciais do Exame, previstos na legislação que o regulamenta, relacionam-se com os objetivos dos alunos concluintes e egressos do Ensino Médio, que freqüentam os cursinhos pré-vestibulares?; Qual é a idéia acerca do papel do ENEM que os professores dos cursinhos pré-vestibulares possuem e transmitem aos seus alunos?; Que tipo de orientação os cursinhos pré-vestibulares, por meio dos professores, apresentam aos alunos sobre o ENEM? A pesquisa qualitativa será desenvolvida com base no estudo de caso e analisado a partir da abordagem do ciclo de políticas, durante os meses de Fevereiro de 2009 e Dezembro de 2009.

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