Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do potencial cancerigeno do diuron [3-(3,4-diclorofenil)-1,1-dimetilureia] na pele de camundongos.

Processo: 06/04630-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:João Lauro Viana de Camargo
Beneficiário:Bianca Ferrucio
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Transformação celular neoplásica   Herbicidas   Diurona
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinogenese | Diuron | Herbicida | Iniciacao Promocao | Carcinogênese química

Resumo

O Diuron (3-(3,4-diclorofenil)-1,1-dimetilurea) é um herbicida derivado da uréia, utilizado para o controle de plantas daninhas em culturas de soja, algodão e cana de açúcar. É aceito que este herbicida não tem potencial genotóxico. Deste modo, e considerando que agentes iniciadores da carcinogênese são genotóxicos, a capacidade de o Diuron desencadear o processo de tumorigênese ainda não está definida. Em 1989, Antony e cols. realizaram um ensaio de carcinogenicidade de duas etapas, iniciação-promoção, na pele de camundongos. Após nove aplicações tópicas de Diuron (250 mg/kg de peso corpóreo) ao longo de três semanas consecutivas, seguidas da aplicação por 52 semanas de 12-O-tetradecanoil forbol 13-acetato (TPA), um reconhecido promotor de tumores cutâneos, verificaram aparecimento de tumores benignos (papilomas) já a partir da 12a. semana. Este experimento sugeriu que o Diuron tem potencial iniciador da carcinogênese, o que não se ajusta ao consenso de que ele é um agente não-genotóxico. O presente projeto visa verificar os achados de Antony e cols., realizado há quase duas décadas. Camundongos Swiss fêmea, com seis semanas de idade, serão separados em seis grupos de 20 animais e receberão por aplicação tópica em região depilada de seu dorso os seguintes tratamentos: Grupo I: nenhum tratamento (controle negativo); Grupo II: benzo(a)pireno, dose única de 50 nmol (controle positivo de iniciação) + TPA; Grupo III: apenas TPA; Grupo IV: apenas Diuron 250mg/kg de peso corporal, 3 vezes/semana por 3 semanas consecutivas; Grupo V: Diuron 250mg/kg de peso corporal 3 vezes/ semana por 3 semanas consecutivas + TPA (avaliação do potencial iniciador do Diuron); Grupo VI: benzo(a)pireno dose única de 50nmol + Diuron 250mg/kg de peso corporal, 3 vezes/ semana, até o final do experimento (avaliação do potencial promotor do Diuron). Ao final da 25a. semana de experimento a região cutânea onde foram feitas as aplicações será avaliada morfologicamente (macro e microscopia)e a incidência de papilomas e lesões pré-neoplásicas serão comparadas por análise estatística entre os grupos. Os resultados serão preparados para publicação em revista com política editorial seletiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRUCIO, BIANCA; DA SILVA FRANCHI, CARLA ADRIENE; BOLDRIN, NATALIA FERREIRA; COTRIM SARTOR DE OLIVEIRA, MARIA LUIZA; VIANA DE CAMARGO, JOAO LAURO. Evaluation of Diuron (3-[3,4-dichlorophenyl]-1,1-dimethyl urea) in a Two-stage Mouse Skin Carcinogenesis Assay. TOXICOLOGIC PATHOLOGY, v. 38, n. 5, p. 756-764, . (08/01809-0, 06/60506-1, 06/04630-5)