Atenas, a cidade política: uma reconstrução da teoria política grega da democracia...
Fundamentos da Política: ensaios sobre a política de Aristóteles
Fundamentos da política: ensaios sobre a política de Aristóteles
Processo: | 09/17255-6 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de abril de 2010 |
Data de Término da vigência: | 31 de março de 2011 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas |
Pesquisador responsável: | Daniel Rossi Nunes Lopes |
Beneficiário: | Ana Cristina de Souza Pires Dias |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Ética (filosofia) Platão Filosofia |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Ética | Filosofia | Platão | Sofística | Diálogo Filosófico |
Resumo O "Protágoras" de Platão é um diálogo que costuma ter a classificação de "diálogo socrático", isto é, pertencente aos primeiros diálogos, os quais ainda se encontrariam sob influência de Sócrates. Todavia, o "Protágoras" possui uma distinção em relação aos outros diálogos deste grupo, de modo a poder assim constituir uma ponte de ligação com os intermediários (dentre os quais, "A República"). A distinção entre o "Protágoras" e os demais "diálogos socráticos" dá-se na medida em que sua temática desenvolve-se tendo como ponto de partida a questão da ensinabilidade da virtude. Nos outros diálogos, "a discussão parte da pergunta 'Que é tal virtude?', e se desenvolve toda em torno das sucessivas respostas apresentadas" (Cavalcante de Souza, 1969, p.70), concluindo-se em uma aporia. No "Protágoras", entretanto, tal pergunta só aparece no desfecho e pode servir de justificativa para uma falsa aporia. A temática essencial do "Protágoras" se encontra no embate entre duas correntes do pensamento humano - a filosofia e a sofística. É a personagem de Sócrates a parte representativa da filosofia, a qual põe à prova a educação sofística a respeito da virtude, representada pela figura do Protágoras. Pode a virtude ser ensinada? Esta é a questão que permeia todo o elenchos socrático no diálogo. Esta pesquisa se propõe ao objetivo de estudar no "Protágoras" de Platão a construção da imagem de Protágoras e da sua proposta de ensino da virtude em contraste com a refutação de Sócrates frente à sabedoria do sofista. Buscar-se-á compreender como Platão distingue a figura do filósofo, na imagem de Sócrates, da do sofista, na imagem de Protágoras, e em que medida Sócrates se confunde com seus antagonistas no diálogo "Protágoras". (AU) | |
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