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Tempo subjetivo na apreciacao de obras de artes visuais bidimensionais que representam e induzem movimento.

Processo: 07/54472-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Jose Lino Oliveira Bueno
Beneficiário:Francisco Carlos Nather
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção visual   Percepção de movimento   Artes visuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Artes Visuais | Estimacao Temporal | Percepcao De Movimento | Percepcao Visual | Representacao De Movimento | Tempo Subjetivo

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é estudar o efeito da apresentação de obras de arte (pinturas e fotografias), que representam diferentes movimentos, sobre a percepção subjetiva de tempo. Pretende-se analisar os efeitos destas obras sobre dois enfoques: (a) a influência de determinados elementos visuais das obras utilizadas (complexidade, agradabilidade etc), bem como a influência do tempo de exposição das mesmas (tempos fixos e não fixos) sobre a percepção subjetiva de tempo; (b) os efeitos da percepção visual de movimento relacionada à possibilidade desta induzir, por si mesma movimento físico no sujeito. São propostos estudos onde participantes observarão obras figurativas e abstratas. No primeiro estudo serão registradas as estimações temporais dos indivíduos que observaram pinturas alteradas do impressionista Edgar Degas: imagens de corpos humanos reduzidos a formas geométricas. No segundo, serão registradas as estimações temporais dos participantes que observaram pinturas originais de Samson Flexor. No terceiro, com obras não alteradas de Degas, serão registrados os movimentos oculares ("eye tracking") dos participantes, bem como o decurso temporal de observação, e tempo de exploração de apreciação estética. No quarto estudo serão registrados os dados das estimações temporais dos indivíduos e os movimentos corporais ("motor induction") de participantes expostos a obras de arte de Pegas. (AU)

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