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A relação dos ouvintes com o material didático de LIBRAS: o processo de ensino-aprendizagem dos parâmetros movimento da mão e expressões não manuais

Processo: 14/12549-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Sueli Salles Fidalgo
Beneficiário:Janaína Araújo Ogawa
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Material didático   Surdez   Pessoas com deficiência auditiva   Língua Brasileira de Sinais   Percepção visual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:análise de material didático | Ensino de LIBRAS como segunda língua | expressões não manuais | movimento da mão | ouvintes | processo de ensino-aprendizagem | processos de ensino-aprendizagem

Resumo

Nos estudos acerca da surdez, Vygotsky (1997) a concebe como uma diferença sociocultural, na qual o corpo humano passa por uma supercompensação. A neurociência também estuda a adaptação do meio físico ao social e situa o surdo como um indivíduo com certa amplitude da percepção do campo visual se comparado ao ouvinte (Rodrigues, 1993). A partir desses conceitos, a questão do ensino de uma língua de modalidade diversa à oral se coloca como ponto de partida desta pesquisa. O interesse está em investigar como ouvintes adultos apreendem parâmetros linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) relacionados aos aspectos visuais já citados acima. No Brasil, a Lei Federal 10436/2002 reconhece a LIBRAS como língua natural do surdo e o Decreto Federal nº5626/2005 assegura o direito à educação das pessoas surdas, como também o atendimento em serviços públicos e privados em sua língua natural. Devido a essas determinações legais, cursos de licenciatura e fonoaudiologia acrescentaram a disciplina de LIBRAS em sua grade curricular. Tal ocorrência deflagrou a procura do público ouvinte por cursos de LIBRAS. Pensando nessas questões e na escassez de pesquisas sobre o ensino de LIBRAS como L2 para ouvintes, meu trabalho procura compreender a partir dos aspectos gramaticais dessa língua (GESSER, 2006; FERREIRA, 2010; QUADROS & KARNOPP, 2004) o processo de ensino-aprendizagem dos parâmetros movimento da mão e expressões não manuais analisando materiais didáticos ofertados a esse público alvo.

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