Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do potencial probiotico de linhagens de lactobacilos vaginais.

Processo: 06/60105-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Pereira de Martinis
Beneficiário:Natalia Ferreira Gil
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Candidíase vulvovaginal   Probióticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Candidiase Vulvovaginal | Lactobaciulos | Probioticos

Resumo

Os lactobacilos são bactérias gram-positivas com metabolismo fermentativo, que convertem lactose e outros açúcares simples em ácido láctico. A microbiota vaginal de mulheres saudáveis é majoritariamente composta por espécies de lactobacilos que representam uma barreira natural à colonização e multiplicação de microrganismos patogênicos. Um desequilíbrio nessa microbiota pode resultar no favorecimento da proliferação de patógenos, levando ao desenvolvimento de doenças como vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e infecções do trato urinário. Estes problemas acometem milhares de pacientes anualmente, no mundo todo, sendo que há significativa prevalência de infecções vaginàis de origem fungica causadas por Candida sp. Os Lactobacillus podem modular a microbiota vaginal por diferentes mecanismos: agregação, produção de ácido lático, peróxido de hidrogênio e bacteriocinas. A avaliação do potencial probiótico de espécies de Lactobacillus pode contribuir para o desenvolvimento de culturas probióticas seguras, que, se adequadamente administradas, por via oral ou tópica, podem conferir benefícios à saúde da mulher. Portanto, neste projeto, será avaliado o potencial probiótico de onze isolados de lactobacilos previamente obtidos da microbiota vaginal de mulheres saudáveis. Serão estudadas as capacidades de co e auto agregação, quantificação da produção de ácido lático e peróxido de hidrogênio, produção de bacteriocinas e adesão às células epiteliais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIL, NATALIA F.; MARTINEZ, RAFAEL C. R.; GOMES, BRUNA C.; NOMIZO, AURO; DE MARTINIS, ELAINE C. P.. VAGINAL LACTOBACILLI AS POTENTIAL PROBIOTICS AGAINST Candida spp.. Brazilian Journal of Microbiology, v. 41, n. 1, p. 6-14, . (06/60105-7)