Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo randomizado, duplo-cego para avaliar os efeitos da terapia de reposicao estrogenica (premarin) sobre ritmos circadianos (vigilia-sono e temperatura) em mulheres menopausadas.

Processo: 97/13096-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 1998
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 1999
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Antônio Hélio Guerra Vieira Filho
Beneficiário:Priscila Teresa Peranovich Rocco
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Menopausa   Cronobiologia   Estrógenos   Ritmo circadiano
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cronobiologia | Estrogeno | Menopausa | Ritmos Circadianos

Resumo

Esse projeto de pesquisa visa avaliar os possíveis efeitos da reposição estrogênica sobre os ritmos circadianos de sono-vigília e temperatura. Para isso elaboramos um estudo duplo-cego e controlado com placebo, em que os ritmos citados serão avaliados antes e após seis meses de terapia (com 0,625mg de estrógeno conjugado - Premarin ou placebo). O ritmo de temperatura será avaliado em dois períodos de sete dias consecutivos antes e após a reposição e o ciclo sono-vigília em três períodos de quatorze dias (antes, imediatamente após a introdução da terapia e após a conclusão do tratamento). À interação entre as variações desses dois ritmos e o humor será também considerada neste protocolo. Com esse estudo, que abrange aspectos psicológicos, ginecológicos e cronobiológicos da menopausa, esperamos obter resultados que contribuam para uma melhor compreensão dos processos fisiológicos que ocorrem nesta fase da vida reprodutiva feminina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)