Busca avançada
Ano de início
Entree

A influencia da condicao socio-economica e da fluoretacao das aguas de abastecimento na epidemiologia da carie em pre-escolares de 5 anos.

Processo: 03/01303-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Nilce Emy Tomita
Beneficiário:Thiago dos Santos Tiburcio
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Epidemiologia   Pré-escolar   Fluoretação   Fatores de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie Dentaria | Enquete Socio-Economica | Epidemiologia | Fatores De Risco | Fluoretacao | Pre-Escolar

Resumo

O estudo realizar-se-á no município de Ilha Comprida-SP, que é considerado do grupo 4, classificado como de baixo desenvolvimento econômico e em transição social. Será realizado com crianças de 5 anos de idade, procurando correlacionar a prevalência de cárie com os aspectos sócio-econômicos e com a fluoretação da água de abastecimento público. Para isso serão realizadas visitas domiciliares para identificação e localização de crianças de 5 anos. A partir do número de matrículas iniciais na pré-escola, foi feito uma estimativa amostral de 100 crianças. Será realizado o levantamento epidemiológico de cárie dentária (Índice ceo-d), a avaliação sócio-econômica através de um questionário aplicado aos pais/responsável, e também será coletada a água de consumo de cada domicílio visitado, para posterior análise da concentração de flúor e do pH. A cidade possui uma característica importante, tendo áreas que recebem água tratada é fluoretada e outras áreas sem cobertura de saneamento básico. Em razão deste aspecto, a população-alvo será dividida em dois grupos ria pós-estratificação da amostra, um residente em local que recebe água tratada e fluoretada e outro grupo residente em locais que não apresentam este benefício. O presente estudo visa oferecer uma contribuição à compreensão dos determinantes sociais e ambientais sobre a saúde bucal infantil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)