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A aquisicao do principio c da teoria de ligacao em portugues brasileiro.

Processo: 05/02509-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 14 de março de 2007
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Raquel Santana Santos
Beneficiário:Elaine Bicudo Grolla
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sintaxe   Aquisição da linguagem   Português do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisicao De Linguagem | Metodologia Experimental | Portugues Brasileiro | Sintaxe | Aquisição de Linguagem

Resumo

Esse estudo investigará a aquisição do Princípio C da Teoria de Ligação em crianças falantes de Português Brasileiro (PB). O Princípio C parece ser encontrado em todas as línguas naturais, e por isso é proposto que ele faça parte do conhecimento lingüístico com o qual a criança nasce. Porém, assumir que um conhecimento é inato não significa que ele esteja "ativo" desde o início. Estudos recentes sobre o inglês indicam que, nesta língua, as crianças já "dominam" esse princípio por volta dos 4 anos de idade. No entanto, o PB e o inglês diferem quanto a esse princípio (sentenças como "his mother praised John" é boa em inglês enquanto que "a mãe dele elogiou o João" é ruim com co-referência). Uma vez que há essa diferença entre as duas línguas, é possível que haja diferença também no processo de aquisição.Assim, estudar a aquisição do Princípio C em PB é importante porque: (i) poderemos verificar se a proposta inatista é corroborada com dados de aquisição do PB; (ii) no caso de a proposta em (i) ser corroborada, observar se o princípio C está disponível desde o início do processo de aquisição da linguagem ou se se torna "operante" em algum outro momento; e (iii) discutir as diferenças e similaridades entre a aquisição deste princípio em inglês e PB, dadas as diferenças na língua adulta. A pesquisa será feita através de entrevistas com crianças entre 3;6 e 6;6 anos de idade. Dois métodos experimentais serão utilizados a fim de se avaliar qual método é mais eficaz para tal investigação.

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