Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao imunofenotipica e funcional de diferentes populacoes celulares durante a infeccao causada pelo mycobacterium tuberculosis.

Processo: 07/52465-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Denise Do Socorro da Silva Rodrigues
Beneficiário:Felipe Feres Arcuri
Instituição Sede: Instituto Clemente Ferreira (ICF). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/54831-7 - Tratamento preventivo com isoniazida em contatos de pacientes com tuberculose, AP.JP
Assunto(s):Imunofenotipagem   Tuberculose   Citometria de fluxo   Imunologia celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citometria De Fluxo | Imunofenotipagem | Imunologia Celular | Tuberculose

Resumo

A resposta imunológica inicial contra o bacilo se efetiva, poderá eliminar o patógeno ou este pode permanecer latente durante toda a vida do indivíduo infectado. Estima-se que 10% das pessoas infectadas com o M. tuberculosis desenvolvem a doença. O desafio no presente estudo será caracterizar funcionalmente as diferentes populações celulares e relacionar com controle da infecção. Nossa hipótese é que a magnitude da reposta antígeno-específica contra o Mtb poderia predizer que indivíduos são mais propensos a desenvolver doença ativa. O projeto de pesquisa proposto consiste em analisar, através da citometria de fluxo de multiparâmetros, o perfil fenotípico e a resposta antigeno-especifica após infecção e doença causadas pelo M. tuberculosis. Será estabelecida uma coorte abrangendo três grupos de indivíduos. A coorte inclui 1200 indivíduos saudáveis, contatos de pacientes com tuberculose ativa, PPD positivos, 50 indivíduos com tuberculose ativa, que receberão acompanhamento durante o tratamento com tuberculostáticos, e os indivíduos saudáveis, com história de baixa exposição ao Mycobacterium tuberculosis e reatores negativos ao PPD. Células mononucleares do sangue periférico serão estimuladas com antígenos do M. tuberculosis, e avaliados quanto a expressão de marcadores fenotípicos e quanto à produção de citocinas intracelulares. O conhecimento dos mecanismos usados pelo o sistema imunológico na resposta à infecção é importante para a compreensão da fisiopatogenia da doença com repercussões no desenvolvimento de estratégias paca a terapia imunológica adjuvante e no desenvolvimento de vacinas protetoras contra a instalação da doença. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)