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Análise das políticas públicas municipais em educação de jovens e adultos: um estudo da região noroeste da cidade de São Paulo

Processo: 06/01068-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Lisete Regina Gomes Arelaro
Beneficiário:Rosilene Silva Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação de jovens e adultos   Política educacional   Políticas públicas   Governo municipal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Governo Municipal | Politica Educacional | Politicas Publicas | Política e Planejamento Educacional

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar as Políticas de Educação de Jovens e Adultos – EJA - implementadas pelo atual Governo Municipal da cidade de São Paulo. Será realizada uma pesquisa sobre as três alternativas de cursos oferecidos pelo Governo Municipal nesta modalidade de ensino: os cursos oferecidos nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), os cursos oferecidos através do Movimento de Alfabetização (MOVA) e os cursos da modalidade "supletivo presencial" oferecidos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) com o objetivo de compreender como o Poder Público Municipal atende a demanda por EJA, que é reconhecidamente expressiva na cidade de São Paulo e representa um problema social relevante na discussão sobre políticas públicas educacionais. Pretende-se analisar as três propostas educacionais em seus aspectos pedagógico e administrativo utilizando-se de três abordagens. Na pesquisa de dados estatísticos educacionais e outros dados secundários serão considerados os dados estatísticos referentes à demanda potencial por níveis desta modalidade de ensino na região, evasão escolar, aprovação e repetência. Na pesquisa documental serão levantados dados sobre a elaboração e implementação destas propostas junto à Secretaria Municipal de Educação e a profissionais que participaram deste processo. A pesquisa de campo será realizada utilizando metodologia qualitativa, com escolha de amostra representativa dos três tipos de cursos de EJA oferecidos na região Noroeste da cidade, destacando as questões pedagógicas, com realização de entrevistas com alunos e professores dos cursos.

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