Busca avançada
Ano de início
Entree

Informação e percepção do consumidor sobre os alimentos geneticamente modificados

Processo: 04/01088-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Eduardo Eugênio Spers
Beneficiário:Patricia Mendez Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Gestão e Negócios. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Qualidade dos alimentos   Alimentos transgênicos   Estratégia da comunicação   Coleta de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conjoint Analysis | Estrategia De Comunicacao | Politica Publica | Qualidade Dos Alimentos | Transgenicos

Resumo

Os alimentos transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) têm sido foco de debate entre os principais meios de comunicação do Brasil e do exterior. As questões decorrentes são diversas: os riscos ambientais e os possíveis efeitos nocivos à saúde humana; os benefícios pela incorporação de atributos de qualidade na produção e no produto e; a discussão legal, concessão de patentes genéticas, critérios para a rotulagem obrigatória; entre outras. Devido às diferentes abordagens, questões técnicas, opiniões divergentes e a falta de um consenso, o consumidor tem dificuldade de receber as informações de maneira clara e sob uma estrutura compreensível, o que acarreta em uma preocupação acentuada em relação ao assunto e uma dificuldade em formar e tomar a sua melhor decisão de consumo. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a percepção do consumidor em relação aos OGMs por meio de três metodologias distintas: means and ends, modelo hedônico e o modelo de estrutura e quantidade de informação. Além de permitir a comparação entre estes modelos, os resultados desta pesquisa podem delinear propostas para políticas públicas e estratégias privadas de comunicação sobre os OGMs. O instrumento de coleta de dados será divido em três etapas. Em cada etapa propõe-se uma amostragem de cem consumidores, que serão abordados em locais pré-definidos e divididos em diferentes quotas de renda e grau de instrução. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)