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A marca e o mito: analise das estrategias promocionais na industria cultural musical.

Processo: 04/13048-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Ari Fernando Maia
Beneficiário:Diego Zilio Alves
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mitos   Música popular   Indústria cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estetica Da Mercadoria | Industria Cultural | Mitos | Musica Popular | Sociedade De Espetaculo | Teoria Critica Da Sociedade

Resumo

Essa pesquisa pretende investigar empiricamente alguns aspectos atuais da música popular no contexto da indústria cultural. Considera-se que outras mediações teóricas, além do conceito de indústria cultural, podem contribuir para caracterizar o modo como ocorrem a divulgação e a imposição da música popular estandardizada aos ouvintes. Assim, os conceitos de estética da mercadoria, de "nome da marca" e de sociedade do espetáculo são utilizados para compreender as características das mercadorias musicais atuais. Entendeu-se que a marca seria uma mediação essencial na composição do fetiche das mercadorias musicais, e assim, pretende-se aprofundar esta questão a partir de uma pesquisa empírica adotando como hipótese que a linguagem utilizada na indústria cultural para reforçar o fetiche tem paralelos com a linguagem típica dos mitos. Uma melhor compreensão das relações entre a linguagem mítica e a construção de uma marca na indústria cultural musical pode servir de base a futuras pesquisas empíricas sobre a mediação da marca na recepção musical. (AU)

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