Busca avançada
Ano de início
Entree

Valores religiosos ou valores morais: um estudo sobre a virtude da generosidade à luz de interpretações de histórias

Processo: 09/16893-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2010
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Sarah Izbicki
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento cognitivo   Generosidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:generosidade | interpretações de histórias | valores morais | valores religiosos | Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

A presente pesquisa se insere em um programa de investigações sobre as in-terpretações de contos por crianças, tendo como objetivo observar as possíveis rela-ções existentes entre os valores morais e os valores religiosos, a partir do estudo sobre a generosidade, assim como analisar diferenças e/ou semelhanças quanto às interpre-tações de crianças dos dois sexos. Tem como referências a literatura sobre a origem e as características dos contos de fada e suas relações com a psicologia, bem como teorias que abordam o desenvolvimento moral, as virtudes morais e sua relação com a religião. Será contada a crianças do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de um colégio religioso a história dos Irmãos Grimm "As moedas-estrela", que aborda diretamente a generosidade da personagem principal. Em seguida, serão propostas perguntas acerca do conto, para que se possa fazer uma análise de como as crianças, de ambos os sexos, representam o conceito de generosidade, e como se dão as relações entre esta virtude e concepções ligadas ao ensino religioso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)