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Aspectos afetivos, morais e cognitivos de crianças de 7 a 10 anos: trabalhando com contos de fadas

Processo: 00/10329-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Marcelo Luiz Caleiro e Wild Veiga
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Conto de fadas   Moral   Afetividade   Psicologia cognitiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contos De Fadas | Desenvolvimento | Representacao

Resumo

O projeto insere-se no interesse mais amplo de estudar as relações entre o desenvolvimento afetivo e cognitivo de crianças, utilizando os contos de fadas como instrumento de investigação. Estudos anteriores detectaram diferentes modos de reconstituição das histórias por crianças de diferentes idades. A hipótese central do projeto é a de que ao representarem as histórias de fadas, as crianças expressam suas capacidades cognitivas e de julgamento, assim como seus aspectos afetivos. Os objetivos do trabalho são: 1) investigar as representações de histórias de crianças de 7 a 10 anos; 2) analisar os diferentes modos de representação à luz dos conceitos da teoria de Piaget; 3) buscar possíveis correspondências entre os aspectos cognitivos, afetivos e morais envolvidos na representação de contos de fadas. Os procedimentos utilizados serão: a) para a coleta de dados entrevistas; b) para a análise de dados-classificação das respostas segundo os aspectos cognitivos, morais e afetivos predominantes. (AU)

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