Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutenção do auto-relato acurado de erros após o treino de correspondência

Processo: 07/57574-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Tathianna Amorim Souza Montagnoli
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do comportamento   Comportamento verbal   Autorrelato   Mentira   Análise de correspondência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Correspondencia | Escolares De Risco | Mentira

Resumo

A maioria de nossas interações cotidianas depende de algum nível de correspondência entre o que se diz e o que se faz já que as relações podem ficar comprometidas ou deterioradas caso as promessas não sejam cumpridas ou os relatos de uma ação não sejam verdadeiros. Os analistas do comportamento tratam o dizer e o fazer como dois tipos diferentes de respostas, mas ambas propiciadas pelo ambiente e que podem ou não estar relacionadas funcionalmente. Existe um conjunto de estudos que discute a relação entre uma resposta verbal (dizer) e seu correspondente não verbal (fazer) e utiliza treinos de correspondência para alterar essa relação. O presente estudo investigará a manutenção do auto-relato de leitura acurado em seis crianças do ensino fundamental com história de fracasso escolar após passarem por um treino de correspondência. O "fazer" consistirá na leitura em voz alta de uma palavra escrita e o "dizer" no relato da leitura como correto ou incorreto pela criança. Para tanto, após a leitura da palavra pela criança, o computador ditará a leitura correta e será solicitado ao participante que relate seu acerto ou erro por meio da seleção de um quadrado verde (nos acertos) ou um vermelho (nos erros) que aparecerão na tela do computador. Os relatos correspondentes serão medidos em uma linha de base, reforçados continuamente em um treino de correspondência e medidos novamente em tarefas de leitura de um programa de ensino suplementar. Os dados serão analisados quanto às porcentagens médias de erros de leitura e de relatos acurados de erros, indicando as condições que podem garantir a manutenção da correspondência entre "fazer e dizer". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIÉLE DINIZ CORTEZ; JULIO CESAR DE ROSE; TATHIANNA AMORIM SOUZA MONTAGNOLI. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport., v. 21, n. 2, p. 139-157, . (07/57574-8, 06/54261-6, 08/57705-8)