Busca avançada
Ano de início
Entree

Correspondencia entre dizer e fazer: efeitos da historia de fracasso escolar e condicoes favorecedoras.

Processo: 06/54261-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fracasso escolar   Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Verbal | Fracasso Escolar | Relato Verbal | Tarefas De Leitura

Resumo

O responder verbal é um comportamento operante estabelecido e mantido por contingência de reforçamento, podendo ser analisado como variável dependente. Pesquisas recentes sobre correspondência entre "dizer" e "fazer" têm utilizado o contexto educacional para investigar algumas das condições capazes de garantir relatos correspondentes de acerto e erro em atividades acadêmicas. O presente estudo visa investigar a influência da história de fracasso escolar e da dificuldade da atividade sobre a acurácia de auto-relatos do desempenho em uma tarefa de leitura, bem como o efeito de procedimentos que objetivem desenvolver e manter relatos mais acurados em crianças com e sem provável história de punição a erros. "Fazer" consistirá em ler em voz alta uma palavra escrita e "Dizer" em relatar se a leitura foi ou não correta. Será realizado um Pré-teste geral que avaliará o repertório de leitura dos participantes; uma condição de Linha de Base (LB1) que verificará a freqüência dos relatos não-correspondentes em função da probabilidade de erro crescente ao longo das sessões; sessões de treino de correspondência, primeiramente de forma contínua e, num segundo momento, de forma intermitente e um retomo a Linha de Base (LB2) que avaliará se as condições anteriores de treino foram suficientes para manter auto-relatos acurados. Os dados obtidos serão analisados quanto às porcentagens médias de relatos acurados de erros e acertos nas condições, bem como em termos de desempenhos dos grupos nas situações de linha de base. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIÉLE DINIZ CORTEZ; JULIO CESAR DE ROSE; TATHIANNA AMORIM SOUZA MONTAGNOLI. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport., v. 21, n. 2, p. 139-157, . (07/57574-8, 06/54261-6, 08/57705-8)