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Efeitos do treino de habilidades fonologica na aquisicao de habilidades de leitura e escrita.

Processo: 01/09077-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Cristiana Ferrari
Beneficiário:Fabiana Cristina Bovo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Leitura e escrita   Controle do estímulo   Equivalência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle De Estimulos | Equivalencia | Habilidades Fonologicas | Leitura E Escrita | Leitura Generalizada | Relacoes Condicionais

Resumo

Estudos prévios mostram que sujeitos ensinados a emparelhar palavras faladas a palavras escritas aprendem a relacionar por equivalência palavras faladas, escritas e figuras correspondentes. Além disso, mostram a emergência de relações de equivalência entre palavras não treinadas, compostas por sílabas das palavras treinadas. A emergência dessas relações evidencia o estabelecimento de controle por unidade textuais menores que a palavra. O presente estudo tem por objetivos: 1) verificar se relações de equivalência entre palavras faladas, palavras escritas e figuras correspondentes podem emergir a partir do treino de relações de emparelhamento entre palavra falada e escrita; 2) se o treino de habilidades fonológicas facilitará a aprendizagem de relações de emparelhamento com palavras novas, que não serão diretamente treinadas, mas que serão compostas por sílabas das palavras treinadas e 3) se os sujeitos se tornarão capazes de ler e escrever, sob ditado, palavras novas. Os sujeitos passarão por um programa de leitura e escrita, no qual as relações de emparelhamento entre palavra falada e escrita serão ensinadas e teste de nomeação, ditado e relações de equivalência serão conduzidos. Paralelamente a esse programa, os sujeitos passarão, cada um em um momento diferente, por um treino de habilidades fonológicas. Comparando-se o desempenho dos sujeitos verificar-se-á a influência do treino de habilidades fonológicas na aquisição de leitura e escrita de palavras não ensinadas. (AU)

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