Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade e distribuição temporal e espacial da comunidade fital associada à alga parda Dictyota spp. em Sebastião Gomes e Arquipélago dos Abrolhos, Bahia.

Processo: 09/13972-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Paulo Yukio Gomes Sumida
Beneficiário:Tauana Junqueira da Cunha
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bentos   Estrutura de comunidades

Resumo

A comunidade fital compreende o conjunto de organismos que vivem associados a macroalgas. Diferentes morfologias das algas afetam fatores físicos e biológicos que influenciam em suas assembléias de epibiontes. Ao agregar complexidade ao substrato, as macroalgas disponibilizam oxigênio, alimento, sítios de reprodução e abrigo. Animais de pequeno porte e mobilidade ocupam a superfície de suas lâminas, a base das frondes e os espaços das ramificações, aproveitando, também, a proteção contra seus próprios predadores. A herbivoria impacta fortemente a distribuição das algas e, consequentemente, a estrutura da comunidade bêntica. Sem esse processo, não haveria controle da dominância pelas algas, que poderiam destruir sistemas adjacentes inteiros. A região de Abrolhos é provavelmente um dos maiores focos de biodiversidade do Atlântico Sul, sendo que a flora algal constitui um dos elementos mais abundantes de sua área recifal. Entretanto, não existe nenhum trabalho que aborde a comunidade fital da região. O presente estudo objetiva ampliar o conhecimento sobre a estrutura das comunidades bênticas de fundo inconsolidado de Abrolhos, através de um levantamento faunístico das espécies que compõem a comunidade fital associada à alga parda Dictyota spp. e de seus padrões de distribuição temporal e espacial, que serão comparados em quatro estações de coleta amostradas nos períodos de verão e inverno no recife de Sebastião Gomes e no Arquipélago dos Abrolhos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CUNHA, TAUANA JUNQUEIRA; GUETH, ARTHUR ZIGGIATTI; BROMBERG, SANDRA; GOMES SUMIDA, PAULO YUKIO. Macrofauna associated with the brown algae Dictyota spp. (Phaeophyceae, Dictyotaceae) in the Sebastiao Gomes Reef and Abrolhos Archipelago, Bahia, Brazil. CONTINENTAL SHELF RESEARCH, v. 70, n. SI, p. 140-149, NOV 1 2013. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.