Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao ultraestrutural e imunocitoquimica dos granulos da celula nk presentes em sitios de implantacao embrionaria lesionados.

Processo: 99/10536-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Aureo Tatsumi Yamada
Beneficiário:Monique Ribeiro Tiba Casas
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Ultraestrutura   Reprodução   Endométrio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Da Reproducao | Endometrio | Imunologia Da Reproducao | Nk-Uterina | Placenta | Ultraestrutura

Resumo

No ambiente uterino de roedores prenhes, são encontradas na região mesometrial do endométrio, as células Natural Killer, caracterizadas pelo seu citoplasma repleto de grânulos, contendo perforina, serina-esterase, e outras enzimas hidrolíticas. Os grânulos citoplasmáticos destas células apresentam uma organização peculiar, com a presença de um centro homogêneo e um capuz constituído de microvesículas membranosas, denotando uma compartimentalização estrutural. Funcionalmente o conteúdo de perforina no centro homogêneo caracteriza o grânulo de natureza secretora, enquanto o conteúdo de enzimas hidrolíticas descritas são típicas de lisosomas. No presente projeto pretende-se utilizar um modelo experimental que se pressupõe induzir a perda do conteúdo granular das células NK-u de camundongos para avaliar a seqüência morfológica dos fenômenos envolvidos na degranulação das NK-u. Serão realizadas lesões nos sítios de implantação embrionária no 8ª dia de gestação e coletados amostras da região da glândula metrial onde se concentram as células NK-u. Serão processados amostras para análises morfológicas em nível ultraestrutural, assim como, para análises citoquímicas com a lectina DBA e imunocitoquímicas com anticorpos anti-proteína de membrana lisosomal (LAMP) e anti-catepsina D. Os estudos serão concentrados nas possíveis alterações dos grânulos das células NK-u, com particular enfoque nas microvesículas membranosas, como sendo um possível compartimento lisosomal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)