Busca avançada
Ano de início
Entree

Construcao de vacuolos duplamente infectados em macrofagos coinfectados com coxiella burnetii (fase ii) e leishmania (l.) amazonensis.

Processo: 98/11867-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 1998
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Michel Pinkus Rabinovitch
Beneficiário:Carlos Eduardo Ajimura
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endocitose   Fagocitose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coxiella Burnetti | Endocitose | Fagocitose | Fagosomas | Fusao

Resumo

Vacúolos contendo a Rickettsia C. Burnetii e o Tripanosomatideo L. (L.) Amazonensis foram anteriormente construídos em células CHO coinfectadas com esses patógenos. Esta proposta visa adaptar o modelo a macrófagos murinos que, ao contrário das células CHO, dispõem de múltiplos receptores fagocitários, de eficientes mecanismos microbicidas, e podem ser infectados com amastigotas ou promastigotas de diversas espécies de leishmania. Os objetivos do projeto são: 1) otimizar a construção, em macrófagos, de vacúolos duplamente infectados por coxiella e leishmania. 2) determinar se as leishmanias sobrevivem, multiplicam-se e/ou transformam-se no interior daqueles vacúolos; 3) avaliar se a opsonização dos parasitas com anticorpos IGG, que engajam os receptores FC dos macrófagos, afeta o direcionamento dos parasitas para vacúolos que contem C. Burnetii. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)