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Estudo dos esforcos em modelo de via permanente ferroviaria com dormentes de madeira estruturados com elementos de geossinteticos e placas de aco, instrumentados com sistema eletronico de leitura e...

Processo: 05/60121-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Rudney da Conceição Queiroz
Beneficiário:Bruno Spadim Gervasio
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geotecnia Ferroviaria | Via Permanente Ferroviaria

Resumo

Apresenta-se o projeto de pesquisa de iniciação cientifica para o estudante de engenharia civil Bruno Spadim Gervasio, que será desenvolvido no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, no período de 01/03/2006 a 29/02/2007, sob a orientação do Prof. Rudney C. Queiroz, junto ao Projeto de Auxílio à Pesquisa Fapesp 05/52592-2. Será realizada inicialmente uma revisão bibliográfica procurando-se obter o estado da arte relativo a via permanente ferroviária estruturada com elementos de aço e geossintéticos em dormentes de madeira. Será estudado o comportamento estrutural de via permanente sob a ação de esforços horizontais longitudinais e transversais, utilizando-se de modelo existente. Será realizado um estudo comparativo das resistências unitárias para grades de via, com dormentes assentados de forma convencional e com dormentes estruturados. Serão feitos o acompanhamento das montagens e desmontagens dos sistemas, aprendizado e utilização dos sistemas de leituras e aquisição de dados e o tratamento desses dados. Pretende-se também durante este projeto, transferir conhecimentos o aluno bolsista a respeito da mecânica da via permanente ferroviária, principalmente quanto aos modelos e teorias para os diversos elementos, bem como um conhecimento mais profundo sobre a infra e superestrutura ferroviária, preparando o futuro profissional para dar continuidade aos estudos em nível de pós graduação nesta área. (AU)

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