Busca avançada
Ano de início
Entree

O historico familiar e o vinculo do aluno com a escola publica: um estudo introdutorio.

Processo: 99/00472-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1999
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2000
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Bara Zanotto
Beneficiário:Estevam Colacicco Holpert
Instituição Sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Família
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comportamento Escolar | Familia | Relacao Famlia Escola | Vinculo Aluno Escola

Resumo

O projeto destina-se ao estudo das possíveis causas do tipo de vínculo estabelecido entre os alunos de uma escola pública e esta instituição expresso principalmente por atos como vandalismo e/ou desrespeito para com funcionários e professores da escola. Tem como pressuposto a crença de que as realidades da família e da escola se complementam marcando de forma decisiva seu posicionamento com relação à sociedade. Assim, faz-se extremamente necessário o conhecimento do histórico familiar dos alunos colaborando para o objetivo de uma educação mais efetiva e que resulte em cidadãos mais integrados e participativos, assim como numa sociedade mais justa. Este projeto acredita também no sucesso da parceria entre universidade e escola pública, integrando os objetivos de pesquisa e prestação de serviços. A metodologia básica da pesquisa consistiria em questionários e/ou entrevistas com as crianças das quintas séries do primeiro grau e seus pais de forma a identificar possíveis relações entre o histórico familiar e o comportamento escolar. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)