Busca avançada
Ano de início
Entree

Sofrimento e esperanca: o pessimismo antropologico contemporaneo na producao literaria das cancoes de renato russo em dialogo com a teologia da esperanca de jurgen moltmann.

Processo: 07/53841-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Teologia
Pesquisador responsável:Claudio de Oliveira Ribeiro
Beneficiário:Aline de Souza Taconeli
Instituição Sede: Faculdade de Teologia (FATEO). Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo , SP, Brasil
Assunto(s):Pessimismo   Esperança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cruz | Esperanca | Jurgen Moltmann | Mpb | Pessimismo | Renato Russo

Resumo

Este projeto tem por objetivo analisar um fenômeno musical dos anos de 1980, o compositor e intérprete Renato Russo (1960-1996) em sua discografia na banda Legião Urbana correlacionando a mensagem transmitida com a Teologia da Esperança desenvolvida por Jürgen Moltmann (1926-). A influência das letras de Renato Russo, que difundem sua ideologia é notória entre a juventude até os dias de hoje. Da mesma forma Jürgen Moltmann apresenta um ideal da difusão de justiça e esperança marcante no cenário teológico contemporâneo. As composições de Renato Russo são marcadas por dor, desesperança, pessimismo, desejo de morte, certa apologia às drogas e, contraditoriamente iniciativa de revolução; desejo de mudança, no qual se faz agente principal; crença no amor e certa religiosidade que indica a esperança. A partir dessa concepção, temos por objetivo traçar um paralelo com um dos teólogos de maior expressão na atualidade, Jürgen Moltmann, em sua "Teologia da Esperança". A idéia é encontrar na obra e vida de Renato Russo elementos que possam ser paralelamente equiparados a uma teologia de fé e esperança norteadas pela dor, injustiça e crises existenciais antropológicas na contemporaneidade. Tendo em vista esse paralelo, tem-se por proposta responder a questão de "como a Teologia da Esperança de Jürgen Moltmann pode ser percebida na obra de Renato Russo para que influencie os jovens do século XXI a um práxis de esperança e de revolução contra as situações e sentimentos de dor e pessimismo, contrariando as tendências antropológicas negativas e de apatia?". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)