Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das populacoes de mastocitos do conjunto (mesenterio) e mastocitos de mucosa (pulmao) de rato e cobaia apos tratamento com sulfato de guanetidina.

Processo: 00/09512-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Laurelucia Orive Lunardi
Beneficiário:Angelo Clodomiro Stabile
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos   Cobaias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cobaia | Mastocito De Conjuntivo | Mastocito De Mucosa | Rato | Sulfato De Quenetidina

Resumo

Os mastócitos constituem uma população heterogênea de células, com consideráveis diferenças em seu conteúdo (mediadores) e sensibilidade a agentes que os- ativam. Estas diferenças se manifestam entre os mastócitos de diferentes espécies e também dentro de uma mesma espécie. O sulfato de guanetidina é um potente agente anti-hipertensivo, capaz de ser transportado para o interior da fibra nervosa através de um mecanismo ativo e acumulada no interior do corpo neuronal, inibindo a fosforilação oxidativa e causando danos estruturais em mitocôndrias de neurônios adrenérgicos de rato. A ação desta droga sobre os mastócitos foi pouco estudada. Seu efeito foi indiretamente observado através da análise da histamina excretada na urina. Objetivo deste trabalho é verificar o comportamento de duas populações diferentes de mastócitos (de conjuntivo e de mucosa) em duas espécies animais (ratos e cobaias) após o tratamento crônico por 6 semanas com sulfato de guanetidina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)