Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da dieta deficiente em calcio, das isoflavonas da soja, da terapia de reposicao estrogenica e de sua associacao na remodelacao ossea da tibia de ratas ovariectomizadas.

Processo: 07/53805-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Yasmin Rodarte Carvalho
Beneficiário:Gabriela Esteves de Campos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOSJC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Menopausa   Tibia   Cálcio   Remodelação óssea   Estrógenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calcio | Estrogeno | Isoflavona Da Soja | Menopausa | Remodelacao Ossea | Tibia

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da dieta deficiente em cálcio na perda óssea decorrente da deficiência estrogênica, bem como da terapia de reposição estrogênica, do tratamento com isoflavonas da soja, e de sua associação na remodelação óssea da tíbia de ratas ovariectomizadas. Cabe ressaltar que tais animais fazem parte de um projeto de doutorado já em andamento, do qual, com o objetivo de melhor aproveitamento dos animais, derivaram-se projetos paralelos. Portanto, todas as ratas já foram operadas e sacrificadas. Utilizou-se 126 ratas, das quais 105 foram ovariectomizadas e 21 falso-operadas (Sham). Das 105 ratas ovariectomizadas, 21 receberam ração com baixo teor de cálcio e as demais receberam ração comercial padrão. Das 84 ratas ovariectomizadas que receberam ração comercial padrão, 21 receberam 1 mg/kg/dia de valerato de 17-estradiol, 21 receberam 15mg/kg/dia de extrato de isoflavonas a 40%, 21 receberam associação de ambas e 21 receberam água, via oral, como placebo. As ratas sham-operadas alimentaram-se de ração comercial padrão e receberam placebo. Os animais foram sacrificados três, cinco e oito semanas após a ovariectomia. As tíbias bem como outros órgãos foram removidos. As tíbias foram radiografadas e estão em processo de desmineralização em solução de EDTA, para a posterior confecção de lâminas para análise microscópica. Os resultados serão submetidos à análise estatística. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)