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Telespectador: sujeito ativo ou simples depositário?

Processo: 02/01390-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2004
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Rádio e Televisão
Pesquisador responsável:Loriza Lacerda de Almeida
Beneficiário:Rodrigo Bruschi Scanavachi
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Ideologia   Televisão   Religiões   Novela   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura | Ideologia | Manipulacao | Novela | Religiao | Televisao

Resumo

Dentre os meios de comunicação, a televisão é o que aparentemente tem o maior alcance e, por isso, exerce influência em um número maior de pessoas que os demais veículos. Neste contexto, a telenovela, que para muitos é um dos únicos meios de diversão, poderia ser usada apenas para entreter e divertir as pessoas, ou até, em primeira instância, promover o aprimoramento cultural de seus telespectadores. Entretanto, em muitos casos ela serve aos interesses da empresa a que pertence e, conseqüentemente, à classe dominante. Nesta perspectiva, elaboramos este projeto de pesquisa que tem como objeto de análise a telenovela A Padroeira, com o objetivo de verificar se houve algum tipo de influência proposital direcionada a seus telespectadores, por parte da rede Globo de Televisão, emissora que veiculou a novela. Para isso, faremos a comparação entre a reconstrução histórica da Santa Padroeira feita pela emissora, com outras interpretações, produzidas em âmbito acadêmico. (AU)

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