Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso proporcional do numero de espermatozoides e da concentracao de crioprotetor sobre a viabilidade espermatica de semen congelado de equino em palhetas de 0,5ml.

Processo: 07/51266-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Frederico Ozanam Papa
Beneficiário:Fernanda Mazzarino Sanches
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Congelamento   Equinos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concentracao Espermatica | Congelacao | Crioprotetor | Equino | Semen

Resumo

O processo de criopreservação do sêmen apresenta inúmeras vantagens, inclusive que superam o uso do sêmen refrigerado, como sua preservação por longos períodos. No entanto, apesar de muitos experimentos, tanto empíricos quanto dedutivos, a fertilidade e a viabilidade do sêmen triopreservado ainda são inferiores às do sêmen refrigerado e, além disso, na espécie eqüina ainda não se conseguiu resultados tão bons e constantes quanto na bovina. A viabilidade espermática pós descongelação é afetada por fatores, como o choque frio, injúrias osmóticas, formação de cristais de gelo e toxicidade dos crioprotetores. A adição de crioprotetores ao sêmen congelado é essencial para resultados satisfatórios, porém, seus efeitos deletérios sobre os espermatozóides impedem que concentrações maiores sejam utilizadas para obtenção de melhores resultados. O projeto visa comparar a viabilidade do sêmen eqüino congelado em palhetas de 0,5 ml, utilizando-se diferentes concentrações de crioprotetor e de espermatozóides, e observar se há relação positiva entre o aumento do crioprotetor concomitante ao número de células espermáticas e melhora na qualidade e viabilidade do sêmen congelado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)