Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhantes da estrada dos enigmas, leitura e linguagens: imagens e palavras em cena

Processo: 06/57103-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Patrícia Colavitti Braga Distassi
Beneficiário:Iana Mara Ribeiro
Instituição Sede: Instituto Superior de Educação Ceres (UNICERES). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem   Leitura e escrita   Escrita   Leitura   Conto   Ensino e aprendizagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte | Conto | Ensino-Aprendizagem | Leitura | Linguagens | Producao Textual

Resumo

O Projeto de Pesquisa intitulado Conto por Conto - Ponto por Ponto até tecer o Texto consiste em investigar a teoria do conto, desde a sua origem até as suas formas contemporâneas, com o objetivo de organizar subsídios teóricos, sistematizá-los e investigar como podemos ensinar, a partir dessa sistematização, utilizando-a como fundamentação teórica mediadora da leitura e da escrita em sala de aula. Acreditamos que oferecendo um instrumental teórico conhecimento, convivência e vivência com sua estrutura, suas singularidades, suas formas e suas características para a leitura, para compreensão e para a produção do conto, poderemos despertar o interesse, motivar o aluno e despertar o seu gosto por essa narrativa, que dá forma poética à história do homem desde a antiguidade. Para tanto, pretendemos elaborar leituras análises de quatro contos que abrangem parte da trajetória do conto na história da Literatura, sendo eles: o mito de "Píramo e Tisbe", o conto de fadas "Cinderela", o conto maravilhoso "A Bela e a Fera" e o conto contemporâneo "Entre a Espada e a Rosa"; essas análises terão como embasamento teórico as obras de Vladmir Propp, Northop Frye, Roger Chartier, Mircea Eliade, Luzia Maria Reis, Nadía Gotlib e Helena Nagamine Brandão. Dessa forma, a leitura será nossa estratégia de ensino com vistas à produção textual, pois permitirá ao aluno conhecer e produzir contos míticos, lendários, fábulas, contos de fadas, apólogos, seus deslocamentos pela história da Literatura e os contos contemporâneos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)