Busca avançada
Ano de início
Entree

Interacoes medicamentosas em uma unidade de terapia intensiva de ribeirao preto, a partir da analise do planejamento dos horarios de administracao de medicamentos.

Processo: 07/56723-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Silvia Helena de Bortoli Cassiani
Beneficiário:Cintia Kuramoto
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança do paciente   Erros de medicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Erros De Medicacao | Iatrogenia Medicamentosa | Seguranca Do Paciente

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar a incidência de interação medicamentosa em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva em Hospital Universitário de Ribeirão Preto, a partir do planejamento dos horários de administração dos medicamentos. Serão selecionados os prontuários de pacientes internados na UTI nos meses de novembro de 2007 a janeiro de 2008, período escolhido aleatoriamente por razões de conveniência e compilado os dados referentes a identificação do paciente bem como dos medicamentos a ele administrados diariamente como: nome, dose, freqüência e horário serão coletados nesse período. Para cada paciente serão analisados os medicamentos administrados nos três primeiros dias de internação na UTI. Os dados serão armazenados no Microsoft Excel, e posteriormente analisados quanto às interações medicamentosas com auxílio de um software específico de interação medicamentosa "Micromedex". Este estudo já foi autorizado pela instituição e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conduzido após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e da autorização dos hospitais. Estudos sobre interações medicamentosas possibilitam ao profissional enfermeiro ampliar seus conhecimentos a fim de evitar associações medicamentosas indevidas e eventos adversos no paciente e aumentar a segurança destes na terapêutica medicamentosa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)