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Habilidades sociais e inserção do deficiente no mercado de trabalho

Processo: 08/11369-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Isabella da Rocha Morandi
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mercado de trabalho   Habilidades sociais   Pessoas com deficiência   Inclusão social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:deficientes | habilidades sociais | inserção social | mercado de trabalho | Competências interpessoais no trabalho

Resumo

O mercado de trabalho vem sofrendo grandes modificações ao longo dos anos, deixando de ser apenas uma maneira de garantir a subsistência e tornando-se uma forma de realização pessoal e de formação de uma identidade. Entretanto, com a grande competitividade, além de muitos indivíduos ficarem desempregados, passou-se a exigir cada vez mais do trabalhador, não só com relação às capacidades técnicas, mas também com relação às suas competências profissionais, habilidades sociais e relações interpessoais no ambiente de trabalho. Nesse cenário indaga-se onde entra o deficiente. Principalmente após a criação da Lei de Cotas as empresas passaram a empregar esses trabalhadores, entretanto, muitas dificuldades estão sendo encontradas a fim de haver uma real inserção. O presente estudo tem como objetivo geral analisar as condições de empregabilidade dos deficientes nas empresas e a possível discrepância entre as características desejadas pelo empregador para determinados cargos e as características dos deficientes inseridos naqueles cargos. Além disso, visa fazer um levantamento das características desses deficientes empregados, identificar os critérios de seleção utilizados, as habilidades sociais que apresentam ou estão em déficits e, finalmente, o que as empresas estão fazendo ou visam fazer para melhorar essa inserção. Serão obtidas informações de cerca de 30 deficientes empregados através de uma checklist de habilidades sociais no trabalho e de dois questionários que serão aplicados ao próprio empregador ou a alguém da área de Recursos Humanos e a um supervisor mais direto. Através da checklist, será feita uma pontuação da freqüência e da importância dada a cada habilidade social, tanto uma a uma como por subcategorias. Em seguida, os dados serão digitados em uma planilha, computando-se os itens de mesma classe. Em relação ao questionário, será feita uma análise quantitativa dos dados através da identificação de categorias. A última parte se constituirá na correlação e cruzamento dos dados. (AU)

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