Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao nutricional e da capacidade funcional de idosos residentes em instituicao de longa permanencia de botucatu - sp.

Processo: 06/54425-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Paulo José Fortes Villas Bôas
Beneficiário:Priscila Lucélia Moreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Capacidade funcional   Idosos   Avaliação nutricional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Nutricional | Capacidade Funcional | Idoso

Resumo

Introdução: A capacidade funcional é um importante componente da qualidade de vida e marcador de saúde que melhor reflete a condição geral do idoso. Assim, alguns estudiosos têm comparado a funcionalidade do organismo com as atividades práticas do dia a dia, sendo utilizadas como referência as atividades da vida diária (AVD) e as atividades intermediárias da vida diária (AIVD). Juntamente com a avaliação da capacidade funcional, a avaliação nutricional e antropométrica também refletem a saúde do idoso. Estes parâmetros podem ser associados. Dada a importância da correlação entre avaliação nutricional e capacidade funcional de idosos, propõe-se estudar esses parâmetros em idosos de instituição de longa permanência da cidade de Botucatu, estado de São Paulo. Objetivo: determinar a relação entre os dados antropométricos, e a capacidade funcional no indivíduo idoso. Materiais e métodos: determinação de peso, altura e IMC; mensuração das pregas cutâneas triciptal, subescapular e suprailíaca; medida das circunferências da cintura, quadril e relação cintura/quadril, circunferência do braço; cálculo da área muscular do braço (AMB); avaliação da ingestão alimentar utilizando questionário de freqüência alimentar; avaliação da capacidade funcional com aplicação das escalas de Atividades Básicas de Vida Diária (AVD) e Atividades instrumentais de Vida Diária (AIVD). Posteriormente analisar a associação entre as variáveis obtidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)