Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise de curvas de corrente obtidas durante polarizacao termica de vidros soda-cal-silica

Processo: 07/02931-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Ervino Carlos Ziemath
Beneficiário:Carlos Augusto Escanhoela Júnior
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Condutividade elétrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:condutividade elétrica | Migração iônica | polarização térmica | vidros de silicatos | Vidros de silicatos

Resumo

Enquanto a polarização térmica é processada em amostra de vidros soda-cal-sílica, íons de Na+ se deslocam do anodo para o catodo. Como conseqüência, registra-se uma corrente elétrica através da amostra. Neste trabalho serão obtidas e analisadas curvas de corrente em vidro plano comercial, que é um tipo de vidro soda-cal, sob diferente temperatura. Entre o anodo e a superfície da amostra deverão ser depositadas finas camadas de alguns nitratos de metais monovalentes: Li, Na, K e Ag. Sob a ação de campos elétricos intensos (~106 V/m) e de temperaturas de até 250ºC, estes metais são injetados no vidro, alterando o comportamento da curva de corrente em comparação com aquela obtida sem a deposição de nitratos. Verificou-se que a utilização de nitrato de sódio, além de aumentar a intensidade da corrente na amostra, também é responsável pela emissão de luz na amostra. Pretende-se analisar a influência de cada um daqueles nitratos na condutividade eletrônica do vidro, e tentar correlacionar, mesmo que qualitativamente, a curva de corrente com a variação da intensidade da luz emitida. Medidas de EDS possibilitarão determinar a espessura da camada de depleção de Na+ e da profundidade de penetração daqueles íons metálicos nas amostras. Estas medidas serão comparadas com valores calculados a partir das curvas de corrente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZIEMATH, E. C.; ARAUJO, V. D.; ESCANHOELA, JR., C. A.. Compositional and structural changes at the anodic surface of thermally poled soda-lime float glass. Journal of Applied Physics, v. 104, n. 5, . (05/00599-3, 07/02931-0)