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Circuitos e diálogos do Nuevo Cine Latinoamericano (1967-1986)

Processo: 07/54794-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Maria Ligia Coelho Prado
Beneficiário:Mariana Martins Villaça
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/54513-5 - Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX), AP.TEM
Assunto(s):América Latina   Cinema   Linguagem cinematográfica   Política cultural   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:America Latina | Cinema | Historias Conectadas | Identidades | Intercambios | Nuevo Cine Latinoamericano

Resumo

Nossa pesquisa tem por objetivo analisar a confluência, os embates e as mudanças que envolveram os projetos estéticos e ideológicos, bem como as variadas experiências que constituíram um movimento cinematográfico bastante heterogêneo denominado Nuevo Cine Latino America no (NCL), entre 1967 e 1986. Durante esse período, o NCL, embora diversificado, configurou uma identidade que foi alimentada por intercâmbios produzidos por circuitos formais e informais de difusão e discussão do cinema latino-americano. A circulação dê idéias propiciou a interlocução de cineastas e o reconhecimento, pela crítica estrangeira especializada, da existência de um "movimento cinematográfico autêntico" na América Latina. Nesse contexto surgiram algumas tentativas, por parte dos cineastas, de criar instituições que possibilitassem a consolidação de matrizes estética e políticas do NCL, como a Cinemateca del Tercer Mundo (1969-1973), no Uruguai, el a Fundación del Nuevo Cine Latino americano, em Cuba (1985). Neste projeto, essas duas experiências são consideradas balizas referenciais para analisarmos as rupturas e continuidades em relação aos princípios ideológicos, concepções de engajamento, buscas estéticas, vínculos com políticas culturais, dentre outras questões que perpassaram a história do movimento. Em função de mudanças nos contextos políticos e transformações ocorridas na própria linguagem cinematográfica, o NCL passou por seguidas re-significações em sua identidade e serviu de pretexto para o acirramento de disputas políticas que também pretendemos analisar. (AU)

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