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O ator como dramaturgo: a importância da improvisação no processo criativo de Pina Bausch

Processo: 98/03778-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 1998
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2000
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Reynuncio Napoleão de Lima
Beneficiário:Miriam Rinaldi
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dramaturgia   Improvisação (representação)   Atores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ator | Dramaturgia | Improvisacao | Pina Baush

Resumo

O objeto da pesquisa será a investigação prática e teórica da utilização da improvisação no processo de ensaio da bailarina, diretora e coreógrafa Pina Baush, servindo como modelo de uma tendência do teatro contemporâneo, em que as experiências pessoais, aliadas ao conhecimento técnico do ator, são fortes características. Este estudo procura, sobretudo, ampliar a reflexão crítica do papel do ator junto aos novos rumos da dramaturgia. (AU)

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