Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de sondas fluorescentes na avaliacao da viabilidade do semen descongelado acrescido de plasma seminal em ovinos.

Processo: 05/55256-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2006
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Mariana Rovegno
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen   Corantes fluorescentes   Sêmen congelado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criocapacitacao | Plasma Seminal | Semem Ovino | Semen Congelado | Sondas Fluorescentes

Resumo

O sêmen congelado ovino enfrenta problemas por apresentar baixa qualidade ao descongelamento, principalmente em virtude da criocapacitação induzida durante a congelação. Portanto, muitos esforços têm sido voltados na busca de protocolos mais apropriados e com possibilidades de implantação a campo. Têm-se testado diferentes diluidores, crioprotetores, protocolos de congelação e técnicas de inseminação transcervical mais adequadas. Para tal o uso do plasma seminal, tido como inibidor de capacitação e potencializador da motilidade espermática, é uma alternativa. A análise de parâmetros espermáticos no plano da pesquisa aplicada, segue a tendência do uso de sondas fluorescentes para elucidar os efeitos dos diferentes diluidores, crioprotetores e plasma seminal. Para tal, esse trabalho visa avaliar os efeitos da adição do plasma seminal após a descongelação do sêmen ovino inferindo sua capacidade de fertilização pela caracterização funcional obtida com as sondas lodeto de Propídeo e Hoescht 33342, para observação de integridade de membrana, FITC-PSA para identificação de danos na membrana acrossômica e JC-1 para visualização dos diferentes potenciais de membrana mitocondrial. Após esse estudo in vitro, se comprovadas as expectativas positivas da adição de plasma seminal, o próximo passo seria o teste in vivo através da inseminação transcervical, objetivo para outro estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROVEGNO, MARIANA; FEITOSA, WEBER BERINGUI; ROCHA, ANDRE MONTEIRO; MENDES, CAMILLA MOTA; VISINTIN, JOSE ANTONIO; ORTIZ D'AVILA ASSUMPCAO, MAYRA ELENA. Assessment of post-thawed ram sperm viability after incubation with seminal plasma. CELL AND TISSUE BANKING, v. 14, n. 2, p. 333-339, . (03/07456-8, 05/55256-3)