Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação visual, design e minoridade: foto(des)montar os padrões da divulgação científica

Processo: 10/08932-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:Susana Oliveira Dias
Beneficiário:Fernanda Cristina Martins Pestana
Instituição Sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Educação   Design   Imagem (artes)   Imagem digital
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Design | Divulgação Científica | Educação | Imagem | minoridade | design

Resumo

Esta proposta de iniciação científica faz parte de um projeto de pesquisa maior "Escritas, imagens e ciências em ritmos de fabulação: o que pode a divulgação cientifica?", aprovado no Edital Universal do CNPq. Algo que persiste na aposta da equipe, desde 2007, é a crença de que a arte é potente para atingir e sensibilizar as pessoas de modos distintos e, por isso, o grupo investe em criações de artefatos - performances, blogs, eventos, imagens, sons, palavras - que conectam ciências, artes e filosofias para levar ao público reflexões sobre temas ligados às biotecnologias. A questão que mobiliza este projeto é pensar como a manipulação digital de imagens, o design gráfico, interfere na divulgação das ciências. Interesso-me em pensar as potencialidades das imagens quando pensadas como meios de romper com os padrões fixos da educação e divulgação científicas e do próprio design, como uma educação e uma divulgação menores, capazes de escapar à busca pela verdade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)