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Processamento oral de palavras em criancas normais e autistas hiperlexicas: o papel da memoria de trabalho.

Processo: 96/09595-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Joice Dantas Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Memória de curto prazo   Fonologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Fonologia | Hiperlexia | Memoria De Trabalho | Processamento Oral

Resumo

A memória exerce papel fundamental em todas as atividades da vida humana. Este projeto tratará do papel da memória de trabalho no processamento oral de crianças normais e de autistas hiperléxicas. Tal processamento desenvolve-se desde o nascimento, com o decorrer dos anos, mas principalmente entre os 4 e 7 anos de idade, constituindo-se um suporte e ancoragem necessários para o processamento de leitura, segundo o modelo de memória de trabalho preconizado por Baddley. Dentro deste modelo, a importância em se conhecer o processamento oral de autistas hiperléxicas está relacionada ao fato de essas crianças terem a habilidade precoce para ler e não compreenderem o que lêem. (AU)

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