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Processamento de leitura de palavras em criancas normais e autistas hiperlexicas: o papel da memoria de trabalho.

Processo: 96/09594-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1997
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Claudia Ines Scheuer
Beneficiário:Maria Fernanda Simoes dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno autístico   Memória de curto prazo   Consciência fonológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autismo | Consciencia Fonologica | Hiperlexia | Memoria De Trabalho | Processamento De Leitura

Resumo

A interferência da memória de trabalho no processamento de leitura em crianças normais falantes do português do Brasil, ainda se constitui uma lacuna. O processamento da leitura de palavras desenvolve-se com a idade, com a organização e a estrutura interna da memória de trabalho, bem como do privilégio de vias ou inputs necessários para a leitura. Baseando-se no modelo de memória de Baddley, esta pesquisa pretende estabelecer perfis de desenvolvimento normal e de funcionamento em crianças autistas hiperléxicas. Para tanto conta-se com um grupo de crianças normais e outro de crianças autistas, além de uma série específica de provas, cujos dados serão analisados quantitativa e qualitativamente. (AU)

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