Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de insuflacao do balao de oclusao do cateter swan-ganz, sincronizado com sistole cardiaca.

Processo: 99/09683-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marcelo Britto Passos Amato
Beneficiário:Harki Tanaka
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipertensão pulmonar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cateter Swan-Ganz | Eletronico Pneumatico | Hipercapnia Permissiva | Hipertensao Pulmonar | Pressao Capilar Pulmonar | Ventinalacao Mecanica

Resumo

A hipercapnia permissiva é uma técnica empregada em pacientes com insuficiência respiratória aguda, com o objetivo de proteger o pulmão, evitando a reconhecida "lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica". Entre seus efeitos adversos, encontra-se uma forte estimulação simpática com aumento do débito cardíaco e hipertensão pulmonar; Isto significa que a hipercapnia permissiva é potencialmente capaz de induzir à formação de edema pulmonar em pacientes sob ventilação mecânica. Para avaliar este risco dé edema pulmonar à beira do leito é necessário medir com precisão a pressão de filtração dos capilares pulmonares, com a introdução de cateter Swan-Ganz. O momento de oclusão da artéria pulmonar deve ser síncrona com a sístole cardíaca para que o algoritmo de cálculo da pressão capilar pulmonar obtenha valores confiáveis. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um sistema eletrônico-pneumático, baseado em um microcomputador, capaz de sincronizar a fase cardíaca sistólica com o momento da oclusão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)