Busca avançada
Ano de início
Entree

Associacao entre polimorfismos do gene da mmp-1 e perda de implantes osseointegrados.

Processo: 04/10096-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Sergio Roberto Peres Line
Beneficiário:Mayra de Faria França Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metaloproteinase 1 da matriz   Polimorfismo genético   Ósseointegração   Metaloproteases   Haplotipos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Haplotipos | Metaloproteases | Mmp-1 | Osseointegracao | Perda De Implantes Dentais | Polimorfismos Genicos

Resumo

Apesar do alto índice de sucesso dos implantes dentais osseointegrados, estudos demonstram que falhas podem ocorrer. O fenômeno em cacho, no qual alguns pacientes sofrem múltiplas perdas, suporta a evidência que a característica individual tem um papel importante na falha da osseointegração, entretanto pouco se sabe sobre a influência genética na susceptibilidade a perda precoce de implantes osseointegrados. Polimorfismos são variações genéticas encontradas na população, consideradas dentro da normalidade, que podem tornar um indivíduo mais ou menos suscetível a uma determinada patologia. Polimorfismo em genes de mediadores inflamatórios como MMPs podem alterar a expressão dessas proteínas e estão relacionados a diversas patologias. O objetivo do trabalho será investigar a ocorrência de polimorfismos em promotores do gene que transcrevem a MMP-1 (posição -1607 e-519) correlacionando-os com a perda precoce de implantes osseointegrados. Os voluntários serão divididos em dois grupos: teste, 40 pacientes com perda precoce de implantes e controle, 60 pacientes com implantes osseointegrados funcionais. O DNA obtido a partir de células epiteliais da mucosa bucal será amplificado por PCR, digerido por RFLP e analisados por, eletroforese. A análise estatística será realizada através das Simulações de Monte Carlo, ao nível de significância de 5%. O programa ARLEQUIN será utilizado para verificar combinações de haplótipos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, MAYRA F. F.; SANTOS, MARIA C. L. G.; DE SOUZA, ANA P.; LINE, SERGIO R. P.. Osseointegrated implant failure associated with MMP-1 promotor polymorphisms (-1607 and -519). INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 23, n. 4, p. 653-658, . (04/10096-6)