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A concordancia verbal na lingua falada da area central no estado de sao paulo.

Processo: 01/09772-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2002
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Odette Gertrudes Luiza Altmann de Souza Campos
Beneficiário:Maria Beatriz Gameiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Concordância verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Argumento 1 | Concordancia Verbal | Escolaridade Do Falante | Peso Fonico | Valor Semantico Do A1 | Valor Semantico Do Verbo

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar como e em que condições se dá ou não a concordância verbal na língua falada da região central do Estado de São Paulo. Essa análise da relação exige que se examinem fatores de natureza lingüística, como as características do argumento 1 como da base verbal que o acompanha. Assim, serão examinadas propriedades do A1, tanto de natureza fônica, como seu peso fônico, como morfológica, como o número de marcas de pluralidade. Além disso serão observados os elementos que o compõem, sua classe gramatical e seu valor semântico. Com relação à base verbal será examinada a flexão do verbo, se é um verbo que tem flexão "regular" ou "Irregular", se é um verbo de alta freqüência, como ser e estar ou se é um verbo de baixa freqüência. Com relação a seu valor semântico será verificado se é um verbo de ação, ação-processo ou estado. Também serão avaliados fatores sociais que possam influenciar a relação entre o A1 e o verbo, tais como a escolaridade, o sexo e a faixa etária do falante. Partindo de tais elementos constataremos se há ou não relação de concordância entre o A1 e o verbo que o acompanha. Todos esses elementos serão examinados estatisticamente através do Pacote Computacional VARBRUL, que permite analisar os índices de freqüência bem como cruzar dados. Após esse processamento serão feitas tabelas e gráficos ilustrativos, que servirão de base para as observações e conclusões a serem tiradas. (AU)

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