Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de sensoriamento remoto e sistema de informacoes geograficas na identificacao do habitat de paracoccidioides brasiliensis.

Processo: 02/04489-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Ligia Vizeu Barrozo
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Identificacao De Habitat | Sensoriamento Remoto

Resumo

O fungo dimorfico P. brasiliensis, agente etiológico de uma micose sistêmica conhecida como Paracoccidioidomicose (PCM), tem sua ecologia praticamente desconhecida. Recentemente constataram-se importantes conexões entre homem, tatu (Dasypus novemcinctus), cães (Canis familiaris) e P. brasiliensis. O projeto visa contribuir para a identificação do habitat do P. brasiliensis através da relação entre sentinelas biológicas e indicadores ambientais. Serão utilizados dados de imagens de satélite e Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para caracterizar o tipo de vegetação e densidade, elevação, declividade e características hidrológicas para cada localidade de indicador biológico amostrado e referenciado através de Global Positioning Systems (GPS). Os registros de ocorrências em seres humanos, do Hospital das Clínicas de Botucatu, também comporão a base de dados. Além disso, a análise temporal do uso da terra, através da classificação de imagens de satélite em épocas distintas, apontará as alterações da vegetação no período. Os resultados permitirão mapear as áreas de risco à infecção na área endêmica de Botucatu. O conhecimento da(s) fonte(s) de infecção e das áreas de risco poderá possibilitar também a aplicação de medidas preventivas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)