Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliacao de uma estrategia para o ensino de embriologia humana.

Processo: 01/04604-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Luís Antônio Violin Dias Pereira
Beneficiário:Marta Vidigal de Andrade Reis
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino   Humanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Defeitos Congenitos | Embriologia | Ensino | Humano

Resumo

A embriologia é uma ciência difícil de ser ensinada devido às rápidas modificações que ocorrem no embrião em um plano tridimensional. O entendimento do desenvolvimento humano normal e anormal fornece a base fisiopatológica da correção cirúrgica ou clínica dos defeitos congênitos. Por isso, tem-se justificado o ensino da embriologia humana de uma forma mais aplicada e fundamentada nos defeitos congênitos. O objetivo desse projeto é desenvolver e avaliar uma estratégia de ensino na área de embriologia humana baseada na documentação digital, macro e microscópica de embriões e fetos encaminhados ao Departamento de Anatomia Patológica/UNICAMP, submetidos a exame anátomo patológico. O material obtido será utilizado no curso de Medicina/UNICAMP através da metodologia de exposição dialogada. A estratégia proposta será avaliada, junto aos alunos, através de questionários, entrevistas e avaliação da assimilação do conhecimento. Os resultados obtidos serão analisados através do cálculo do percentual de respostas positivas e negativas ao questionário estruturado e da tabulação das respostas ao questionário aberto e à entrevista. As notas das avaliações da aprendizagem do conteúdo serão apresentadas na forma de histograma de freqüência. Posteriormente, os resultados serão analisados e expostos na forma de gráficos e/ou tabelas para indicar a eficiência da estratégia proposta e direcionar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino / aprendizado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)