Busca avançada
Ano de início
Entree

Crises da contemporaneidade: a tradução cinematográfica em dois olhares

Processo: 04/06942-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Célia Aparecida Ferreira Tolentino
Beneficiário:Thien Spinelli Ferraz
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Modernidade   Estética do cinema   Contemporaneidade   Cinema   Ideologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema | Contemporaneidade | Cultura | Estetica | Ideologia | Modernidade

Resumo

Nesta pesquisa procuraremos interpretar estética e ideologicamente os mecanismos utilizados por duas obras cinematográficas contemporâneas na tradução fílmica de suas temáticas fundamentais. Visto que estas abordam essencialmente as problemáticas criadas pelo modo de vida da modernidade, questionaremos como os filmes "Brazil" (1985) e "O Hotel de um Milhão de Dólares" (2000) podem nos oferecer elementos analíticos sobre o agravamento deste estado social, vindo a gerar o que por diversas perspectivas teóricas é considerada uma nova condição social deste século XXI, o pós-modernismo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)