Busca avançada
Ano de início
Entree

Exclusão social, vulnerabilidade à exclusão escolar e psicanálise: a autoscopia como auxílio na construção de uma memória de si.

Processo: 10/08200-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2010
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Archangelo
Beneficiário:Débora Barboza
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise e educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoscopia | Dificuldade de Aprendizagem | Psicanálise e Educação | Metodologia de pesquisa em Educação

Resumo

Este projeto de iniciação científica é parte de um projeto de pesquisa em andamento, coordenado pela Profa. Dra. Ana Archangelo, cujo título é Exclusão Social, Vulnerabilidade à Exclusão Escolar e Psicanálise. O tema deste último abrange a exclusão social de alunos e suas implicações nos processos de aprendizagem e na dinâmica afetiva dos mesmos. Inserido nesse contexto, o presente projeto, que está em andamento graças ao financiamento do PIBIC/CNPq (de Agosto de 2009 à Julho de 2010), tem como objetivo geral acrescentar à pesquisa de Archangelo um recurso de coleta de dados denominado autoscopia, utilizando-o no acompanhamento de um aluno vitimado pela exclusão social. A autoscopia é um procedimento que se baseia na filmagem de determinada prática e tem por finalidade apreender o cenário e as ações dos indivíduos que compõem uma situação. Considerando-se que um dos problemas enfrentados por algumas crianças é o que os professores chamam de 'falta de memória', a autoscopia está sendo utilizada com o objetivo específico de prover professor e aluno com um material que permita a reconstituição das atividades desenvolvidas em sala de aula e a construção de uma 'memória externa', oportunizando que este recorra a ela para relembrar e elaborar suas experiências. Dessa maneira, as cenas videogravadas permitem que o aluno revisite suas experiências escolares durante encontros individuais com a pesquisadora. Assim, temos analisado o impacto da autoscopia no comportamento e nas experiências de aprendizagem do aluno. A pesquisa tem apontado resultados significativos, mas algumas indagações ainda se fazem presentes e serão objetos de investigação - daí a importância da continuidade deste projeto. Os resultados que já obtivemos no decorrer da pesquisa, assim como as questões que surgiram e os objetivos deste trabalho, estão explicitados no projeto de pesquisa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)