Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteologia craniana comparada dos albatrozes dos generos diomedea (linnaeus 1758) e thalassarche (reichenbach 1852) (procellariiformes-diomedeidae).

Processo: 04/07825-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Luís Fábio Silveira
Beneficiário:Francisco Voeroes Dénes
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anatomia | Diomedea | Diomedeidae | Osteologia Craniana | Procellariformes | Thalassarche

Resumo

Os albatrozes (Procellariiformes: Diomedeidae) são aves marinhas de grande porte que ocorrem no Norte do Pacífico e na porção meridional dos oceanos ao sul do Equador, sendo que dez espécies ocorrem em águas brasileiras. O número de gêneros aceitos na família variou bastante durante o histórico taxonômico do grupo. A taxonomia e a sistemática dos Diomedeidae baseou-se quase exclusivamente em caracteres da morfologia externa, como padrões de plumagem, forma da cauda, tamanho e coloração do bico e a organização das placas córneas que compõem a ranfoteca. Em 1996, Nunn et al., com base em seqüências do citocromo-b, propõem a primeira filogenia para a família, redefinindo os gêneros Diomedea e Phoebetria e restaurando os gêneros Thalassarche e Phoebastria. O presente projeto tem como objetivo analisar e comparar os crânios de espécies dos gêneros Diomedea e Thalassarche, contemplando variações intra e interespecíficas. Tal comparação poderá ser útil numa futura análise filogenética da família, com base em dados morfológicos. O crânio de Thalassarche melanophris será descrito detalhadamente e comparado com crânios de outras espécies, estabelecendo-se correspondências topográficas entre as estruturas observadas e determinando-se as homologias primárias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)